sábado, 16 de agosto de 2014

Com muito amor...


          Na Creche onde trabalho lidamos com crianças de 06 meses a 03 anos e 11 meses.  Devemos ficar com todos os olhos e sentidos atentos. A responsabilidade tem que ser total. Cansativo e estressante. Apesar disso, é prazeroso. Há muitos anos  minha vida é repleta dos sons dos pequeninos. Aprendemos a reconhecer cada um deles. Desde a risada fácil, cristalina ao choro insistente, seja aberto, desesperado ou tímido, baixinho, triste mesmo no seu pedido de ajuda. Alguns não choram, mas percebe-se a tristeza no olhar, no jeito. É que muitos só têm a Creche como lugar seguro. Muitos conhecem  somente o carinho das funcionárias desse espaço. 
         Ledo engano, quem acredita que somente a criança oriunda de uma família sem recursos, sofre por carência de atenção e cuidados.  Infelizmente, isso acontece em todas as esferas de nossa sociedade. Ainda bem que todas nós reconhecemos essa necessidade em nossas crianças e temos muito, muito cuidado com todas elas. Além dos cuidados físicos, estamos sempre, com os braços abertos para cada uma, prontas para tentar suprir as carências e minimizar o sofrimento. Como recompensa, ganhamos flores colhidas pelo caminho! Recebemos abraços, sorrisos e a confiança conquistada a cada dia, passo a passo. Mais que isso, a certeza que contribuímos para o desenvolvimento de um ser. Colaboramos na  firmeza e direção de  seus primeiros passos para  a formação da personalidade, com autonomia e segurança na busca de uma vida plena e feliz!

            É gratificante observar o desenvolvimento de cada uma, nos trabalhinhos, na convivência com os colegas, no dia a dia enfim!







Mulher Rendeira

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, amiga! Realmente, é muito gostoso! Pena que não podemos nos apegar demais. Temos que manter o profissionalismo. Além disso, logo, logo, eles vão embora. Ás vezes encontramos algum, depois de crescidos... mas que pena, não se lembram!

      Excluir
    2. Lih, obrigada pela visita, venha sempre!
      Abraços!

      Excluir
  2. Imagino tamanha responsabilidade!
    Precisa ter uns 10 olhos e uns 20 braços, no mínimo. rs
    Mas, como vc disse, saber a importância que vc tem pra cada um deles, em sua total inocência, saber que vc está ajudando a formar um ser, deve ser muito gratificante tb.
    Parabéns pelo seu trabalho!! Que orgulho.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita responsabilidade, cuidados...Cici. Temos que ficar de olho para que não se machuquem, para administrar os conflitos entre eles...coisas assim. Tentamos passar só coisas boas, bons sentimentos... Muitos não têm nada, nenhuma perspectiva! São cerca de 200 crianças!
      Aqui, na minha cidade, temos 8 Creches Municipais. Todas com o mesmo padrão de atendimento. Creio que é um motivo de orgulho.
      Gostei de ter ver por aqui, venha sempre!
      Abraços

      Excluir
  3. Deve ser realmente muita responsabilidade, mas por outro lado imagino como deve ser bom trabalhar com crianças eu adoraria ter esse privilégio.

    Bjs e um ótimo Domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janini Santos, que bom que você veio!
      A responsabilidade é enorme: somos cobradas constantemente! Mas o prazer também é: e isso não tem preço! Durante esse anos todos, passei mais tempo na creche do que em casa com meus filhos. Já são adultos, mas, ás vezes, ainda reclamam! Ciúmes!
      Venha outras vezes, vou gostar muito!
      Abraços, bom fim de semana!

      Excluir

Pin It button on image hover